sexta-feira, 29 de março de 2013

A Lei Maria da Penha foi criada para a proteção das mulheres brasileiras contra a violência doméstica e familiar.Download aqui!!!

A Lei Maria da Penha foi criada para a proteção das mulheres brasileiras contra a violência doméstica e familiar. Este tipo de agressão fere os direitos das mulheres, humilha, maltrata e mata.

VIA:O FÓRUM PERMANENTE DE DIREITOS HUMANOS (SEXUALIDADE, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E LAICIDADE)

Essa cartilha foi produzida no âmbito do Programa Conjunto Interagencial “Segurança Cidadã: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras”, que é uma iniciativa apoiada financeiramente pelo do Fundo
para o Alcance dos Objetivos do Milênio (MDG-F), composto por seis Agências do Sistema das Nações Unidas: PNUD, UNODC, UNESCO, OIT, UN-HABITAT e UNICEF.

 O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça, através do PRONASCI, com o apoio da Prefeitura de Vitória/ES.

Além do texto da Lei Maria da Penha, a cartilha traz informações sobre proteção e segurança que muda a vida das mulheres, definição de violência doméstica e familiar, perguntas frequentes sobre a Lei e um pouco da história dela.

Download aqui: http://bit.ly/ed_unesco_fb_5fev2013

"Rally da Inclusão !Completa o quinto ano em Curitiba e aguarda você!!!


A quinta edição do Rally da Inclusão está chegando! 

Será no dia 06/04, a partir das 8 horas, no Parque 

Barigui. Jipeiros e pessoas com deficiência já podem 

se inscrever.

 Desejamos sucesso a todos em mais este importante 

evento de mobilização!

Feijoada do bem "Ser solidário é uma delícia"

Projeto Acesso


principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Projeto Acesso

O primeiro ônibus do projeto Acesso foi entregue nesta quarta-feira (27) pelo prefeito Gustavo Fruet aos moradores da Administração Regional do Pinheirinho.
-Na imagem, o prefeito, Gustavo Fruet, a Presidente da FAS, Marcia Fruet e a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo junto ao ônibus, os beneficiados e os funcionários da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Foto: Everson Bressan/SMCS
O primeiro ônibus do projeto Acesso foi entregue na quarta-feira (27) pelo prefeito Gustavo Fruet aos moradores da Administração Regional do Pinheirinho. Em fase de teste, por três meses, o serviço de transporte é destinado a pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento, sem autonomia ou independência funcional, relacionado às questões motora, intelectual ou emocional e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos existentes.  Os interessados devem fazer inscrição no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa para que seja feita uma avaliação socioeconômica e de funcionalidade.
O serviço vai funcionar em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os ônibus do projeto Acesso são adaptados e possuem três espaços para cadeirantes; local para dez passageiros sentados, mais dois bancos preferenciais destinados a pessoas obesas; plataforma elevatória; balaústres táteis aplicados nos bancos preferenciais e próximos às áreas reservadas para cadeirantes (para atendimento aos deficientes visuais); bagageiro interno (porta pacotes), uma cadeira de rodas disponível para embarcar ou desembarcar os usuários necessitados e dispenser com álcool gel.
principal
principal
principal

Jardim Botânico ilumina-se de azul no Dia Mundial do Autismo


principal




Na próxima terça-feira (02), a estufa do Jardim Botânico estará iluminada com a cor azul para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “É uma forma de Curitiba se integrar a esta causa tão importante", diz a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo,.
A ONU criou a data no fim de 2007. Desde então, anualmente o mundo todo se ilumina de azul pelo autismo. Em Curitiba será a estufa do Jardim Botânico; no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor; em São Paulo, a ponte estaiada (Octávio Frias de Oliveira) e, em Aparecida do Norte, o Santuário Nacional estarão iluminados de azul.
O que é o autismo
O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. Foi descrito pela literatura médica pela primeira vez em 1943, pelo psiquiatra norte-americano Leo Kanner. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Pesquisas demonstram que a prevalência da síndrome é cada vez maior (a quantidade de portadores aumentou dez vezes em quatro décadas). O autismo é mais comum em crianças: uma em cada 88 crianças apresentam sintomas, sendo a prevalência cinco vezes maior em meninos.
Uma das explicações para o aumento das estatísticas é a melhora no diagnóstico, que acontece cada vez mais cedo e evoluiu de forma a reconhecer até mesmo os sinais mais sutis da síndrome.

Além da estufa iluminada, haverá em Curitiba uma manifestação na Boca Maldita, das 8h às 12 horas, com a participação de alunos, pais e mestres das escolas especiais de Curitiba divulgando informações sobre o autismo.

Praça Rui Barbosa recebe a primeira Tuboteca da cidade



Uma estação-tubo da Praça Rui Barbosa foi a primeira a receber o projeto Tuboteca. Inaugurada pelo prefeito Gustavo Fruet, a Tuboteca é uma biblioteca na qual o usuário pode emprestar um livro, sem precisar fazer cadastro, e com a orientação de monitores para ajudar os leitores na escolha. Também participaram da inauguração o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, e o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior. A data foi escolhida em comemoração aos 320 anos da cidade, que são marcados nesta sexta-feira (29).
O prefeito foi logo em direção ao livro "Trapo", de Cristóvão Tezza, dizendo ser uma de suas obras preferidas. E chamou as pessoas que se aglomeravam ao redor da estante: “Já pegaram seus livros? Vamos todos ler e devolver”, disse Gustavo Fruet. De acordo com o prefeito, o objetivo do projeto é aproximar o cidadão dos equipamentos públicos e estabelece uma conexão com a cidade.
Cada Tuboteca terá capacidade para cerca de 150 livros que, num primeiro momento, privilegiam a literatura com romances, contos,  e literatura infanto-juvenil. “As pessoas têm total liberdade de escolha. Decidem qual livro querem ler e quando querem devolver, sem a necessidade de fazer ficha e sem qualquer burocracia. Esse exercício cria identidade e o cidadão percebe, de uma forma bonita, que a cidade é dele”, finaliza Pires.
O próximo passo é arrecadar mais livros. “Começamos a receber muitos livros e, a partir de agora, damos início a uma forte campanha de doação, para que possamos ter muitas Tubotecas pela cidade e muita diversidade de títulos. Essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas sintam o prazer de manusear livros”, comentou o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli.
O presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior, destacou que há um reforço de segurança nas Tubotecas, com a instalação de câmeras de monitoramento. “Estamos com um grande projeto de implantação de cerca de 700 câmeras nos terminais de ônibus e nas estações-tubo, isso tranquiliza o cidadão e auxilia na operação do sistema”, avalia Silva Júnior.
Placas em Braille
principal
principal
Ainda na tarde desta quinta-feira, o prefeito prestigiou o lançamento de dois outros projetos da cidade.
Um deles é a implantação de placas de nomenclatura em Braille. São 100 postes entre os bairros Centro e São Francisco contendo as seguintes informações para orientar as pessoas com deficiência visual: nome da rua, numeração da rua naquela quadra e nome do bairro. Fruet conferiu a placa instalada na Travessa Oliveira Belo. A Secretária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, acompanhou o prefeito e disse estar muito feliz com a iniciativa. “Cada ato que configure a inclusão social e dê mais independência para as pessoas com deficiência é fundamental”, comemorou Mirella.
Essa é a reedição de um projeto que foi criado em 1984, em Curitiba, pelo atual presidente do Ippuc, Sérgio Pires, e por João Cid Campelo, ambos funcionários do Instituto. Naquele ano, foram instaladas 180 placas em Braille nas ruas da cidade.
Prefeito e secretários ainda passaram pela Boca Maldita, onde está instalado o primeiro QR Code da cidade, formado com pedras em petit-pavé. Ao ser fotografado, o código dá acesso a informações turísticas sobre a própria Boca Maldita e a Rua XV de Novembro.

principal

CULTURA

Uma estação-tubo da Praça Rui Barbosa foi a primeira a receber o projeto Tuboteca. Inaugurada pelo prefeito Gustavo Fruet, a Tuboteca é uma biblioteca na qual o usuário pode emprestar um livro, sem precisar fazer cadastro, e com a orientação de monitores para ajudar os leitores na escolha.
Curitiba, 28/03/2013
Foto: Everson Bressan/SMCS

terça-feira, 26 de março de 2013

Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba (SEDPCD)

Na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba (SEDPCD), segundo Rroseli Isidoro descobrimos muitas semelhanças na metodologia de atuação e nos desafios que temos a enfrentar. 

Até por isso mesmo, já é possível traçar a perspectiva de excelentes parcerias, como a campanha de prevenção e conscientização para enfrentamento da violência contra as mulheres com deficiência, indefesas vítimas de maus tratos e das mais variadas formas de agressões."

 





No último sábado, 23/03, a Sedpcd Direitos E Inclusão comemorou esta data no Parque Bacacheri


Festa de comemoração dos 320 anos de Curitiba, sábado 

23 de março 2013, no Parque Bacacherri.

A participação de todos foi imprescindível para o sucesso da 


festa!




          Inclusive o Futuro esteve lá!!


Foi uma tarde muito agradável, com participação de 

todos/as na atividade proposta: a pintura do painel.


Olhem só como ficou lindo!





Essa é a Clarinha minha chara .Isso mesmo consciência inclusiva  começa cedo !!!


Equipe  Sedpcd Direitos E Inclusão, acesssem o face sempre tem novidades para o leitor!


Participação especial da Reviver Donw com danças


Parada para descanso tarde movimentada com inúmeras atividades para a criançada com programas de prevenções e primeiros socorros.
 




Agradecimentos a equipe da secretaria por proporcionar uma tarde animada e reencontrar velhos e novos amigos!!