Histórico do Fórum

Mesmo tão jovem o Fórum Paranaense dos Direitos da Pessoa com deficiência tem “história”!
Em fevereiro de 2011 o deputado Eduardo Barbosa, conhecido militante “apaeano” preocupado com a discussão do Projeto de Lei 8.035/2010 do Plano Nacional da Educação – PNE 2011-2020,articulou uma reunião em Brasília para a formação do Fórum Nacional de Articulação de Entidades de Entidades de Defesa da Pessoa com Deficiência.
Os objetivos desse fórum Nacional é criar espaço para articulação conjunta de ações em vista de objetivos comuns, o fortalecimento da luta das pessoas com deficiência, discussão de Projetos de Leis referentes ao segmento, uma vez que as reuniões do mesmo tem sido realizadas nas dependências da Câmara dos Deputados e também articular a criação de Fóruns semelhantes nos Estados.
Como conselheiro do Conade representando a União Brasileira dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal, o presidente da Fepe José Alcides Marton, participou dessa primeira reunião e trouxe para o Paraná a idéia de formar, com outras entidades o Fórum Paranaense, o que aconteceu com muita facilidade devido à “urgência” da discussão do PNE. O PL do PNE também motivou a criação do Fórum Estadual de Educação PR, liderado pela Universidade Federal do Paraná.
De imediato houve a adesão das entidades: AFECE – Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial,  APABB – Associação de Pais e Amigos do Banco do Brasil, APAE Curitiba, Pequeno Cotolengo, Fepe – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional e APR – Associação Paranaense de Reabilitação.
Realizamos a primeira reunião na Escola São Francisco do Tarumã e já marcamos um encontro de entidades para debatermos o PNE.
O Fórum Paranaense da Pessoa com Deficiência apresentou várias sugestões de emendas ao PL do PNE, principalmente sobre a Educação Especial na perspectiva da Inclusão.
Discutimos também a formação do Plano Viver Sem Limites e interferimos no processo de Eleição do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência COEDE, uma vez que poucos souberam de seu Edital, tendo assim pouca participação. O Fórum solicitou adiamento do processo assim como a possibilidade de novas inscrições, o que possibilitou uma eleição mais concorrida, mais democrática.
Em Setembro de 2011 aprovamos o primeiro Regimento do Fórum e escolhemos a Coordenação, ficando como coordenadora Mirella Prosdócimo. Nesse momento também foi deliberado que o Fórum deveria reunir não somente Entidades, mas principalmente as pessoas com deficiência.
Dado a criação de conselhos de controle social em vários segmentos, da mesma forma esses segmentos se organizam em fóruns, Fórum de Saúde, Fórum da Pessoa Idosa, da criança entre outros.
Os Conselhos são paritários, ou seja, composto por representantes da sociedade civil, usuários de serviços e por representantes das diferentes esferas de governo.
O Fórum agrega as pessoas com deficiência, seus representantes e suas entidades. Conduz debates dos temas demandados pelo segmento e articulam as ações com o objetivo de avançar naquilo que consideramos “conquistas” de direitos.
Junte-se a nós, pois só juntos somos fortes!


Um comentário:

  1. Deste dia em diante muita coisa aconteceu... e o mais importante é que está crescendo cada vez mais e que nosso único partido é a NOSSA CAUSA!
    Por isso, não importa a SIGLA, a COR..... O importante mesmo é todos levantarmos a mesma bandeira!

    ResponderExcluir